Um Dia de Sonho
Presente no sapatinho – Um Conto de Natal
É Natal…
De mochila às costas, saímos, levando a vontade de mudar o mundo. Vivem-se tempos de pandemia. Vivemos condicionados há muito tempo, demasiado tempo.
Mas é Natal… É preciso fazer alguma coisa!
Este ano, com um Bolo Rei numa mão e um telemóvel na outra, concretizámos o “Um dia de Sonho – Presente no sapatinho- Um Conto de Natal”.
Iniciámos a 18 de Dezembro de 2020 uma verdadeira maratona de emoções, que se prolongou até ao dia 23 de Dezembro de 2020.
O “UDS Presente no sapatinho – Um Conto de Natal” foi a casa de cada um.
Visitámos 100 beneficiários da Entre Idades, com as devidas medidas de proteção, claro.
Este ano não houve beijinhos, nem abraços, mas a magia da relação entre as pessoas manteve-se. Aprendemos alternativas. Do longe fez-se perto, as tecnologias e os familiares (nossos cúmplices) ajudaram. Viveram-se emoções fortes, genuínas. Houve algumas lágrimas, muitas de alegria.
Brilhos inesperados no olhar, suspiros a abrir espaço para a esperança, corações que se encheram de amor, renovando a alma.
De “Um dia de Sonho” fizeram-se vários dias. Olhares, palavras, momentos de um espírito que só o Natal tem, e que nenhuma pandemia pode tirar, porque o que importa são as pessoas…e o amor
O que seria de nós sem o amor!?! Como poderia haver Natal sem amor!?!
Entre um Bolo Rei, um Taleigo e uma Chamada de Vídeo com alguém muito especial, ficarão gravadas na memória de todos nós as emoções vividas nestes dias!
Semblante triste, mas emocionada pela visita e pela lembrança da Entre Idades, recebeu-nos com um sorriso e despediu-se com um brilho de esperança no olhar.
“Oh, muito obrigada por esta visita e por este presente, nesta fase da minha vida”.
“Ohhhh! Que maravilhosa surpresa! Antigamente éramos muitos. Agora sou só eu e a minha filha, que bom que vieram”.
“ Vocês foram a melhor coisa que apareceu na minha vida”, “Não contava nada com esta surpresa, de falar com este senhor ao telefone”.
“ Ah Como é possível fazer isso? Nunca tinha falado com as minhas sobrinhas assim”.
“ Oh meu querido, daqui é a vóvó, muitos beijinhos” diz D. Adelaide enquanto sorri e acena para a imagem do neto no telefone.
“Oh filho, que estás aí a fazer no telefone da menina? Ai que estas meninas foram uma lufada de ar fresco na minha vida. Não esperava nada falar com os meus dois filhos ao mesmo tempo, um mesmo aqui e outro lá no norte”.
“Foi muito engraçado, nunca tinha falado ao telefone com ninguém assim. Foi o melhor que me podia ter acontecido hoje”.
“Já não via a minha irmã há muito tempo, ela vive na Inglaterra”, “Gosto muito de ti, gostei muito de te ver”.
“Depois de ter ido a Braga, nunca mais falei nem vi a minha irmã, já foi há muito tempo”, “Gostei muito da surpresa”, “Estás tão bonita” diz a irmã da D. Teresa”.
“Não estava a contar com esta surpresa, que bom ver os meus netos!”, “Que rica surpresa minha filha!”.
Num momento em que o casal está separado pela doença – “Que bom ver o meu marido”.
“O melhor presente de Natal que tive. São estas surpresas que fazem bem à saúde”
O que nos mostram os números?
Nesta atividade participaram 100 beneficiários.
- 16, com oferta de Bolo Rei, Taleigo e realizada Chamada de vídeo com familiar.
- 84, com oferta de Bolos Rei e Taleigos.
Esta atividade só foi possível com o apoio inestimável da Missão Continente, representada pela Ana Paula Magalhães, Paulo Garcez e Tiago Simões, na doação de 100 Bolos Rei. Igualmente gratos à senhora Aurora Ferreira pela confeção e doação de 100 Taleigos que proporcionaram às nossas pessoas idosas uma verdadeira viagem no tempo.
Um especial agradecimento, aos familiares dos nossos utentes que se disponibilizaram para participar neste Um dia de Sonho – Presente no sapatinho – Um Conto de Natal de forma tão espontânea e mantendo o segredo até ao último minuto.
E o Impacto Social?
Apurou-se o impacto social a todos os intervenientes neste “Um Dia de Sonho” (utentes, parceiros, apoiantes e voluntários), chegando-se ao valor 100% (numa escala de 0 a 100) o que se traduz no patamar mais alto da escala de avaliação de impacto social – Alto Impacto Social. No que que concerne o Grau de Satisfação de todos os envolvidos, obteve-se uma média de 5 (numa escala de 1 a 5) traduzindo-se num elevado Grau de Satisfação.
Este resultado numérico está em paralelo com testemunhos dos utentes como: “Numa escala de 0 a 5 em satisfação, eu dou 10”; “Esta foi a melhor coisa que me podia ter acontecido hoje”, “A melhor coisa foi vocês terem aparecido”.
A aventura chegou ao fim, mas poderá consultar alguns dos melhores momentos nas nossas redes sociais, nomeadamente em https://www.facebook.com/entreidades.
Está tudo dito.
Esta atividade contou com o apoio da Missão Continente.
Bem-estar, entre idades, entre sonhos, envelhecimento ativo, idoso, IPSS, pessoa idosa, qualidade de vida, UDS, UDS2020, Um Dia de Sonho, missão Continente, continente, bolo rei, taleigo, natal,
#Bem-estar #entreidades #entresonhos #envelhecimentoativo #idoso #IPSS #pessoaidosa #qualidadedevida #UDS #UDS2020 #UmDiadeSonho #missãoContinente #continente #bolorei #lisboa #taleigo #natal