AVC Isquémico e AVC hemorrágico – todos os minutos contam! (3)

AVC-isquemico-hemorragico

Olá a todos! Este é o 3º artigo da nossa série – AVC isquémico e AVC hemorrágico – todos os minutos contam! Não leu os artigos anteriores? Saiba que continuam disponíveis aqui e aqui.

Hoje, abordamos os Sinais de Alerta dos 2 tipos de AVC – isquémico e hemorrágico.

Antes de mais, note-se que o AVC é normalmente silencioso. Embora dentro do cérebro estejam a ocorrer alterações que provocam sequelas, a pessoa não sente dor.

É fundamental, por isso, saber reconhecer os sinais de alerta. Existe um conjunto de sinais, que ocorrem de forma súbita e que são conhecidos como os 3 F’s – Face, Fala e Força:

  • Face: Desvio da Face (Peça à pessoa para sorrir. Observe se a pessoa sorri apenas de um lado, o que pode indicar que o outro está paralisado. Também pode observar na pessoa se tem a boca descaída num dos lados);
  • Fala: Dificuldades na Fala (Faça alguma pergunta à pessoa e verifique se ela comunica com clareza);
  • Força: Falta de força num braço (Peça para a pessoa levantar os braços; caso esteja a sofrer um AVC, tendencialmente só conseguirá levantar um deles).

 

Para além destes sinais, podem ser visíveis outros comportamentos, tais como:

  • Falta súbita de visão, num ou nos dois olhos, ou visão dupla (i.e., quando é mostrado um objeto, a pessoa pode vê-lo a duplicar);
  • Forte dor de cabeça que ocorre de forma súbita, intensa e, diferente do padrão normal, sem que haja causa aparente.

Conhecidos então os 3 F’s, o que deve fazer caso identifique qualquer um dos F’s num familiar, amigo ou conhecido? Ligar de imediato para o 112!

O tempo é fundamental. E, de facto, diante de um AVC, todos os minutos contam.

Não obstante, todos nós devemos intervir, o mais precocemente possível, na nossa saúde. Através da aposta diária na prevenção dos fatores de risco. Porque … todos os minutos contam para uma vida saudável.

 

Fique atento a mais artigos sobre esta temática e, caso tenha dúvidas, fale connosco.

 

 

 

 

Bibliografia: