Queridos amigos, queridas amigas,
1095 dias depois. 335 utentes novos. 1245 intervenções clínicas. 14 sonhos que se realizaram ou que se encontram em realização. 6 Um Dia de Sonho que levaram 150 utentes a sonhar por um dia. 22 Ações de Informação e Sensibilização que chegaram a 246 pessoas, hoje mais sensibilizadas para as questões do envelhecimento. Nascido de uma vontade antiga, um projeto que se transformou numa equipa de mais de 2500 pessoas, entre colaboradores, voluntários, parceiros, amigos e apoiantes. Uma rede viva em prol dos mais idosos. Em Lisboa. Em Coruche. Em Odivelas. Em Oeiras. Em Loures. Em Sintra. Em Setúbal. Em Abrantes. No Porto. Na Guarda. Na Ilha da Madeira. No Brasil… E em tantos outros locais onde esta rede está presente.
O que significa tudo isto? 3 anos de muito trabalho, empenho, de muita dedicação e paixão. 3 anos com mesma missão: a de apoiar a pessoa idosa, de forma holística, humanizada e com elevados padrões de qualidade. 3 anos a reforçar laços com diferentes stakeholders para cumprir esta missão. 3 anos de resultados que superaram qualquer expectativa.
O que nós achamos que significa tudo isto? O princípio da caminhada.
No dia 06 de Junho, celebrámos o 3º aniversário da Entre Idades. Fizemo-lo da única forma que nos faz sentido: em família, rodeados de amigos (utentes, apoiantes, parceiros, voluntários e colaboradores). A Impact House, que já consideramos um parceiro da caminhada, abriu-nos as portas da sua casa, o Projeto Lisboa Limpa apoiou um aniversário mais sustentável, com o empréstimo de copos reutilizáveis, a Pastelaria “Delícias do Mike” presenteou-nos com um magnífico bolo de aniversário, a Florineve disponibilizou-se para oferecer a cada convidado uma flor, o que permitiu a cada um levar para casa um pouco da alegria vivida nessa tarde de festa, e, finalmente, a Comissão Organizadora da Noite da Medicina 2018 ofereceu um presente à Entre Idades, encerrando de uma forma muito generosa a parceria iniciada há cerca de um ano.
Mais de 30 amigos passaram por esta casa para desejar-nos “muitos anos de vida”, muitos outros enviaram-nos mensagens e telefonaram-nos, porque quiseram estar presentes, mesmo estando longe. Houve recordações, abraços, até projetos que começaram a delinear-se nesta tarde, houve partilha de amizade e, sobretudo, um enorme reforço positivo de todos em relação àquela que tem sido a ação da Entre Idades. “Já fizeram tanto em tão pouco tempo”, “Obrigada pelo que fazem por nós”, “Obrigada por nos ouvirem”… E tantas outras frases de reconhecimento e agradecimento que nos enchem de orgulho, mas que trazem tanta responsabilidade para o futuro. Que mais poderíamos desejar no culminar de apenas 3 anos de trabalho?
Claro que podemos desejar mais. E queremos mais. Porque, como dissemos mais acima, este é apenas o princípio da caminhada. Foi por isso que, também nesta data, lançámos mais uma pedra basilar de um novo projeto da Entre Idades – a plataforma online Entre Encontros. Nas palavras da gestora do projeto, Ludovina da Silva, “esta foi a forma que encontrámos de chegar mais rapidamente a mais utentes, pois a nossa ação é de âmbito nacional”. E assim será esta rede social, plataforma de encontro entre idosos e amigos, utentes e instituições, pessoas idosas com necessidades específicas e respostas sociais, população em geral e literacia para a saúde. A atuar a nível nacional e a pensar nas necessidades da população idosa, com maior ou menor destreza informática.
Foi uma iniciativa muito aplaudida por quem esteve connosco, o que confirmou mais uma vez o retorno que temos tido ao longo do último ano, dos idosos que nos têm ajudado a testar a plataforma. Neste dia, quisemos também que os amigos presentes na festa de aniversário da Entre Idades, nos ajudassem a escolher o logotipo da plataforma Entre Encontros. Tínhamos 2 opções – a A e a B. Qual não foi o nosso espanto quando, em conjunto, se chegou a uma opção C, proposta pelas pessoas idosas presentes na festa? Esta é a história da Entre Idades – uma constante resposta a desafios, caminhando sempre de mãos dadas com as pessoas idosas, que muito nos têm auxiliado na rota a seguir.
Que mais podemos dizer?
Apenas que voltámos a terminar um dia de coração cheio: cheio de certezas em relação à nossa visão, cheio de desafios por concretizar, cheio de sonhos ainda por realizar.
Apenas que Estamos Juntos.
Apenas… “Muito Obrigado”.