Um Dia de Sonho – Estrela de Natal

Com um vaso na mão, com um sorriso que só os olhos podem mostrar, e com os corações cheios de esperança, assim se iniciou mais Um Dia de Sonho – Estrela de Natal.

Mais uma vez, este ano, a Entre Idades quis deixar uma marca diferente na vida dos seus beneficiários. Uma marca que possa perdurar no tempo…e na memória… que mantenha viva no dia-a-dia a importância de cuidar, de amar, de sentir, de manter presente a maravilhosa sensação de pertencer a algo Maior, de se ser algo Maior – a Natureza e a vida.

Faz parte do Espírito Natalício e, também da natureza humana, cuidar da vida e ainda mais das vidas que nos parecem mais vulneráveis e quando cuidamos de outra vida, estamos indubitavelmente a acrescentar, um sentido diferente e melhor à nossa própria vida.

Uma vida para colorir outra vida, e que fez despertar tantas sensações e sentimentos.

“A melhor coisa que me podem oferecer são plantas!” – confidencia-nos a Sra. Maria.

“Que bonita flor! Era a planta que a minha mulher comprava sempre no Natal.” –  recorda com um sorriso o Sr. Francisco.

Renasce a preocupação em saber como cuidar da melhor forma, renasce um novo propósito no dia-a-dia de cada um, a melhor forma de cuidar, de preservar.

Encontrar o local ideal junto dos objetos significativos que ajudam a manter presente as mais belas memórias vividas, como fez a Professora Teresa, que colocou a sua planta junto do centro de mesa que tanto gosta.

E porque o Espírito de Natal, para além de receber, também é dar, desafiámos as pessoas idosas a escrever votos de Boas Festas entre elas, mesmo sem se conhecerem.

Foi tão fácil desejar o bem a um desconhecido e também tão surpreendente e agradável receber desejos.

“Desejo-lhe um Bom Natal, e saúde, e tudo de bom. Muitas filhoses, mas cuidado com o açúcar” – aconselha a Sra. Ascensão.

“Um Bom Natal, com muita paz, saúde, amor e solidariedade entre todos” – deseja a Sra. Luísa.

“Só vocês para se lembrarem de uma coisa destas. Só vocês para me fazerem sorrir.” – deseja o Sra. Natércia.

“Obrigada pela lembrança e por nos ajudarem tanto, e agradeça muito ao Sr. António pelas palavras que nos mandou” – dizem-nos o casal Sr. Modesto e Sra. Luísa.

Poinsettia ou Estrela de Natal foi a planta que nos ajudou a transportar para a casa de cada um a magia tão típica que esta época do ano traz. Mas as verdadeiras Estrelas de Natal, brilham dentro de cada um, todos os dias do ano, e em todas as vezes em alguém está disposto a dar um pouquinho de si a outro alguém, quer seja através de um gesto, de uma palavra, ou um simples pensamento.

“São estas pequenas coisas que compensam tudo o resto” – E fazendo nossas as palavras da Sra. Maria Luísa.

Sendo o Natal feito de múltiplas surpresas, os elementos da equipa, antes de ir ao encontro das suas famílias, levaram consigo um ramo de belas flores, representando a gratidão pelo seu contributo diário: – cuidar do outro.

De coração cheio, apresentamos os nossos genuínos agradecimentos, à Florisul, na pessoa da Senhora Fátima Gonçalves, e também à Florineve, na pessoa da Senhora Anabela Araújo, pelas generosas doações, apoio fundamental para a realização de Um Dia de Sonho – Estrela de Natal, no qual presenteámos 83 beneficiários.

Como em qualquer outra atividade que fazemos, foi medido o Impacto Social do UDS, aplicando o devido questionário ao utente e aos vários stakeholders. Obteve-se o resultado global de 100% que se traduz num alto Impacto Social. Foi igualmente avaliado o Grau de Satisfação dos envolvidos, tendo sido o resultado global 5, ou seja, um elevado grau de satisfação.

 

Vale mesmo a pena continuar a sonhar!

 

Está tudo dito!

Existimos para e por exemplos destes.

 

#entreidades #envelhecimentoativo #pessoa idosa #Idoso #bemestar #IPSS #qualidadedevida #entresonhos #UDS #umdiadesonho #idosofeliz #saude #impactosocial #florisul #florineve #boasfestas #felizanonovo #2022