No passado dia 31 de outubro de 2018, ocorreu mais Um Dia de Sonho, organizado em colaboração com a Academia Lúcia Piloto.
Desta vez, o objetivo foi propiciar aos participantes uma manhã em beleza, com muito Estilo & Glamour, durante a qual puderam usufruir de cuidados de cabelo e maquilhagem, numa experiência única de sensações e emoções.
O que aconteceu?
Este dia começou a ser preparado com a antecedência devida a um grande acontecimento. Uma semana antes do evento, o nosso técnico de reabilitação psicomotora Pedro Almeida encontrou-se com os principais responsáveis pela magia que iria acontecer no dia 31 de outubro, os formandos da Academia Lúcia Piloto, e numa esclarecedora Ação de Informação e Sensibilização, sensibilizou o grupo para os cuidados a ter com as pessoas idosas, no decorrer da sua atividade profissional. Esta ação, efetuada a pedido da Academia Lúcia Piloto, permitiu capacitar ainda mais os formandos para o dia do evento e transmitir-lhes conhecimentos úteis para o tratamento desta população no âmbito da sua atividade, o que foi acolhido de forma bastante positiva.
E no dia?
A partir das 09h30 os utentes vindos da Entre Idades, da ANADIC – Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade, e da Casa do Artista começaram a chegar à Academia Lúcia Piloto.
Os formandos da Academia Lúcia Piloto encontravam-se expectantes, com o nervoso miudinho de quem sabe que tem pela frente uma enorme responsabilidade – a de fazer 10 idosas felizes – mas também com a determinação de que a missão iria ser um sucesso. Após um briefing inicial, com a Diretora Operacional Sara Cruz e com a Formadora Margarida, estavam prontos para acolher estes clientes tão especiais.
O sonho começou com um aquecimento, em que todos participaram com o mesmo entusiasmo, ao som de uma música animada. Soltou-se a tensão e a festa tinha acabado de começar. De seguida, dividiu-se o grupo para que cada idoso pudesse ser acompanhado por um ou dois formandos – para os que iniciaram com os cuidados de cabelo – ou por 1 maquilhadora – para os que iniciaram com a maquilhagem, que ficou a cargo da Mariana e da Carla, duas profissionais das Artes Performativas que gentilmente se voluntariaram para maquilhar as participantes neste Um Dia de Sonho.
Os cuidados do cabelo começaram com um diagnóstico detalhado sobre o tipo de cabelo, os gostos da cliente e o tratamento necessário, e seguiram-se invariavelmente de uma lavagem e massagem capilares. Os olhos fechados e os sorrisos das participantes traduziam a enorme satisfação que sentiam ao receber tais mimos e afetos, através das mãos dos muito empenhados formandos.
Todas as utentes quiseram cortar o cabelo, pelo que, sob a eficaz supervisão da Margarida, ouviram-se as tesouras a criar magia, transformando os rostos das participantes que, uma a uma, já não evitavam o sorriso rasgado ao observarem o resultado do trabalho dos formandos da Academia. Finalmente, seguiu-se a secagem dos cabelos, numa dança de expetativas e num frenesim de movimentos, a forma que lhes foi dada com escovas de diversas dimensões e o acabamento com laca, para algumas das utentes. Enquanto a Margarida verificava o resultado final de cada um dos penteados, as nossas participantes podiam observar através dos espelhos como estavam bonitas. Já não escondiam a felicidade que sentiam por serem tão valorizadas e tão acarinhadas por esta equipa da Academia Lúcia Piloto.
A par dos cuidados capilares, as nossas participantes puderam ser então maquilhadas. As simpáticas Mariana e Carla satisfizeram os desejos das utentes, com base, pó, máscara de pestanas, para quem quis, blush, sombras de olhos, batom que variou entre os tons mais rosados e os tons mais ousados.
Entre conversas, partilhas e cumplicidade, foi extraordinário observar como se criavam laços entre os formandos, as maquilhadoras e as utentes, que fixaram os nomes uns dos outros e trocaram olhares de agradecimento. Aquelas vidas não voltariam a ser as mesmas. Tinham-se cativado.
As utentes puderam ainda ser fotografadas, graças ao apoio da nossa voluntária Mónica, que foi incansável na procura dos melhores ângulos e cenários, dos melhores sorrisos e das expressões mais relevantes sobre a experiência que estava a ser vivida por todos. Em todas as participantes, o antes e o depois dos cuidados de cabelo e maquilhagem, tão bem ilustrados nas fotografias do dia, são surpreendentes, porque aos rostos moldados por um cabelo impecavelmente cuidado e iluminados por uma maquilhagem discreta, vieram juntar-se os sorrisos profundamente felizes de quem se tinha sentido rainha durante algumas horas.
A manhã terminou com um lanche, generosamente fornecido pelo nosso parceiro Refood, e servido numa mesa maravilhosamente bem decorada pela nossa voluntária Elsa, com flores de papel e cores alegres. A festa dos cuidados de beleza deu lugar à dos sabores.
Esta atividade só foi possível graças ao apoio inestimável dos seguintes 2 apoiantes: a Academia Lúcia Piloto, nas pessoas da Sara Cruz, da Margarida, da Rosário e de todos os formandos que participaram neste dia, e da Refood; bem como dos voluntários que dedicaram o seu tempo e a sua energia contagiante a mais este Um Dia de Sonho – a Elsa, a Mónica, a Carla e a Mariana.
E o Impacto Social?
Para além da equipa da Entre Idades, nesta atividade participaram 10 utentes – da Entre Idades, da ANADIC e da Casa do Artista – os membros do parceiro Academia Lúcia Piloto e 4 voluntários da Entre Idades.
No fim do dia, apurou-se os dados relativos aos instrumentos de avaliação de impacto social aplicados a todos os intervenientes neste “Um Dia de Sonho” (utentes, parceiros, apoiantes e voluntários), chegando-se ao valor de 82% (numa escala de 0 a 100) o que se traduz no patamar mais alto da escala de avaliação de impacto social – Alto Impacto Social.
Este resultado numérico está em paralelo com testemunhos como:
“Nunca tinha feito nada assim” – testemunho de um participante
“Adorei tudo. Tudo.” – testemunho de um participante
“Fiquei muito sensibilizada e de coração cheio” – testemunho de um formando
“Acho que este tipo de ação faz muito mais sentido, do que só nos lembrarmos de quem precisa no Natal” – testemunho de um formando
Está tudo dito.
Venha sonhar connosco.