No passado dia 4 de dezembro ocorreu a Ação de Informação e Sensibilização (AIS) com o tema “Dicas para gerir a Dor Crónica”, destinada a pessoas idosas e realizada no Centro Comunitário das Olaias e Portugal Novo da Junta de Freguesia do Areeiro. Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Estiveram presentes nesta AIS 8 participantes, 7 mulheres e 1 homem, com uma média de idades de 72 anos, tendo o participante mais novo 61 anos e o participante com mais idade, 86 anos, e residentes na Freguesia do Areeiro, nomeadamente no Bairro das Olaias e Portugal Novo.
A ação iniciou-se com a apresentação dos presentes. Cada participante partilhou o seu nome e um momento em que tenha sentido dor e a estratégia para atenuá-la. Este momento foi de grande importância por dar oportunidade a cada um de expressar os momentos de dor mais angustiantes e como conseguiram ultrapassá-los. Verificou-se que cada pessoa utiliza uma forma diferente de minimizar a dor: “andar, passar as mãos por água quente, sair da cama, tomar um comprimido”, entre outros. Esta atividade inicial permitiu que mais à frente as situações verbalizadas fossem recuperadas aquando da menção às dicas para gerir a Dor Crónica.
De seguida, introduziram-se os conceitos de Dor, tipos de Dor (Aguda e Crónica), fatores de risco, principais causas e consequências. Ao longo da exposição, os participantes foram ativos na partilha de experiências pessoais e foram validando o que ia sendo dito.
Logo depois passou-se para uma dinâmica de grupo em que se exploraram três mitos ou verdades relacionadas com a Dor Crónica. Cada participante tinha um papel vermelho (correspondente ao mito) e um papel de cor verde (correspondente à verdade). Cada um pode votar em cada afirmação com a cor correspondente e posteriormente for discutido o porquê de ser mito ou verdade.
A seguir deu-se início à exploração das dicas e estratégias que cada um pode utilizar para minimizar o impacto da Dor Crónica no seu dia-a-dia. Também neste momento, os presentes participaram ativamente com as dicas que usam habitualmente para gerir a sua Dor e fizeram perguntas para o aprofundamento de determinado assunto.
A AIS terminou com um momento de relaxação psicossomática pode ser replicado por cada participante na sua casa, nos momentos em que sente mais dor. Foram mostradas estratégias de distração da dor e auto-massagem. Esta vivência multissensorial foi visivelmente prazerosa para todos os participantes.
No fim da AIS, aplicou-se a Avaliação de Impacto Social e do Grau de Satisfação. Os resultados refletem o empenho e participação dos presentes, bem como, a satisfação com as respostas que as pessoas levaram para suas casas. A avaliação do Impacto Social da sessão devolveu o valor médio de 100% (escala entre 0 e 100%) correspondente ao mais alto patamar da escala – Alto Impacto Social; e quanto à aferição do Grau de Satisfação Global, obteve-se a pontuação de 5 (escala de 0 a 5), o que revelou um elevado Grau de Satisfação dos participantes. Muitas foram as pessoas que disseram, “não dou 5 dou 10”.
No geral, a confirmar os resultados acima descritos, pode-se referir o entusiasmo dos participantes nas suas intervenções, desde o início até ao fim da sessão e, ainda, o forte feedback positivo ao responder afirmativamente ao desafio de se gostariam que lá voltássemos “Sim venham, (…).
Deixamos um especial agradecimento ao Centro Comunitário das Olaias e Portugal Novo da Junta de Freguesia da Areeiro por tão bem nos receber.
Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.