Ansiedade, para que te quero?

Nos passados dias 10 e 27 de janeiro, ocorreu a Ação de Informação e Sensibilização (AIS) com o tema “Ansiedade, para que te quero?”, destinada a pessoas idosas, realizada na Junta de Freguesia de Santa Clara. Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Na AIS estiveram presentes 6 participantes, 4 senhoras e 2 senhores, com uma média de idades de 75 anos, e uma variância etária entre os 69 e os 82, todos residentes na freguesia de Santa Clara.

Nesta Ação foram abordados os seguintes conteúdos programáticos: o que é a ansiedade, referindo a sua definição e caracterizando-a em termos de normal e patológica; os sinais e sintomas, iniciando-se por falar das causas, e permitindo ao participante compreender as diferentes formas de a ansiedade se manifestar para a poder identificar melhor na pessoa; estratégias para agir na presença de uma situação de maior ansiedade e aquelas a utilizar no dia a dia, por forma a prevenir situações de maior ansiedade.

Inicialmente, realizou-se a apresentação do grupo, no qual foi solicitado a cada participante que se identificasse, questionando-se de seguida o seu nível de ansiedade no quotidiano, bem como, a descrição de um momento em que tenha sentido níveis superiores de ansiedade. Este momento possibilitou a perceção pelo grupo das diferentes manifestações (causas, sintomas, níveis de intensidade) que sentiam.  Este momento foi crucial, como ponto comum, de partilha e conversa entre todos, servindo de fio condutor ao longo de toda a ação, no qual todo grupo manifestou disponibilidade em falar das suas vivências e das estratégias que aprendeu a utilizar para ultrapassar situações potenciais de maior ansiedade.

Mencionada a importância da prevenção no dia a dia, através de atividades geradores de bem-estar, foi realizada também uma atividade de relaxamento. Durante alguns minutos, as pessoas foram convidadas a escutarem-se, sentirem-se, abstraindo-se do exterior. Esta atividade teve um impacto significativo, recebendo um feedback bastante positivo “Consegui sentir a minha respiração”, “o barulho da água, fez-me recordar o rio onde brincávamos quando eramos jovens”. Outras pessoas manifestaram que realizam atividades semelhantes ao deitar.

Em suma, procurou-se capacitar os participantes de informação e práticas importantes para o reconhecimento, sinalização, encaminhamento e intervenção da ansiedade no quotidiano, para de forma mais eficaz, quando na sua presença, a compreender melhor e desenvolver comportamentos e atitudes assertivas e preventivas, contribuindo para uma melhoria da sua Qualidade de Vida e Bem-estar geral.

No fim da AIS, aplicou-se a Avaliação de Impacto Social e do Grau de Satisfação. Ficamos deveras realizados com os resultados atingidos. A avaliação do Impacto Social da sessão devolveu o valor médio de 100% (escala entre 0 e 100%) correspondente ao mais alto patamar da escala – Alto Impacto Social; e quanto à aferição do Grau de Satisfação Global, obteve-se a pontuação de 5 (escala de 0 a 5), o que revelou um elevado Grau de Satisfação dos participantes.

 

Em toda a ação, foi manifesto o envolvimento e satisfação das pessoas, com momentos de identificação e partilha de formas de lidar com a ansiedade tais como, “não devemos levar as coisas tão a sério”, ”devemo-nos focar no que estamos a fazer, sem pensar em mais nada”, “(…) como o que está a acontecer agora, uma pessoa até sai mais leve”. No final, agradeceram o tempo ganho e manifestaram vontade de voltar.

Deixamos um especial agradecimento à Junta de Freguesia de Santa Clara por nos ter recebido tão bem.

 

Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

LXIIS+

 

logotipo CML
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa