Um Dia de Sonho – 65 Sobre Rodas

Esta é a semana do aniversário da Entre Idades, pelo que é uma semana especial em que recordamos o caminho que temos vindo a percorrer, os momentos (e foram tantos!) partilhados com utentes, voluntários, parceiros, amigos e apoiantes. 

Hoje, recordamos o nosso 1º Um Dia de Sonho. Incluído na nossa Resposta Social Entre Sonhos, encontra-se este projeto – Um Dia de Sonho – no âmbito do qual proporcionamos a um grupo de idosos um dia especial, cujo intuito é o de proporcionar vivências positivas que fortaleçam a sua participação social, a inclusão saudável e a convivência com diferentes gerações.

Foi com este objetivo que surgiu o 65 Sobre Rodas !

Após alguns meses de azáfama para a preparação deste Um Dia de Sonho, a 7 de outubro de 2016, na Praça Paiva Couceiro em Lisboa, a Entre Idades proporcionou a mais de 70 idosos uma atividade intergeracional, onde se deu o encontro entre o desporto urbano e os jogos tradicionais, os cuidados de imagem e os rastreios clínicos (Psicologia, Psicomotricidade, Enfermagem e Fisioterapia).

A festa teve início às 14h, com exercícios de aquecimento e de preparação para as atividades que se seguiram; entre as 14h30 e as 16h30 ocorreram diversas dinâmicas em simultâneo – rastreios clínicos, cuidados de imagem, concurso de desporto urbano (skate) e jogos tradicionais –  de modo a que quem estivesse presente pudesse optar pela melhor experiência positiva desejada e viver Um verdadeiro Dia de Sonho. Encerrou-se o encontro às 17h com a entrega de um lanche a todos.

Ao longo da tarde, foi possível observar muitos sorrisos, muita alegria e boa disposição, convívio, partilha de histórias de vida e vivência de novas experiências. Tivemos ainda o prazer de ouvir o Sr. José Robalo, de 92 anos a cantar “Oh Laurindinha”, a pedido do mesmo, e cantou-se os parabéns à D. Maria Odete Gonçalves, pois nesse dia completava 71 anos.

O impacto social foi avaliado de modo informal, quer questionando alguns dos participantes sobre os seus sentimentos e a sua vivência deste Um Dia de Sonho, quer recolhendo testemunhos espontâneos dos participantes. Foi possível constatar que o impacto foi bastante positivo, através de expressões como “Os meninos deveriam fazer mais vezes estas coisas”, “Gostei muito de dançar… recordar é viver, não?”, “A minha mãe morreu no passado mês de novembro e desde então é a primeira vez que sorrio”, “Vocês são ótimos”, “Continuem assim a fazer-nos sorrir, sabe, há muita gente sozinha”, “Senti-me mimada”, entre outras.

Para a concretização desta atividade, foi determinante a participação de vários apoiantes e voluntários, muitos dos quais continuaram a sonhar connosco, após esta primeira experiência, tão enriquecedora e positiva para todos os envolvidos.

Aproveite e reviva connosco os melhores momentos deste dia, através do vídeo que realizámos após a atividade e que poderá ver aqui.

As melhores fotos desse dia também estão disponíveis na nossa página do Facebook (aceda aqui)