Realização de sonhos – A força de um sonho

realização de sonhos

A maioria das pessoas tem ao longo da sua história de vida algo que sempre sonhou viver e que, por várias razões, não conseguiu concretizar. Um dos projetos da Entre Idades, enquadrado na Resposta Social, é a Realização de Sonhos, no âmbito do qual transformamos os sonhos dos idosos em realidade.

O primeiro sonho que realizámos foi planeado em segredo. Tratou-se de um sonho muito especial para nós. Quer pela própria história, quer porque seria o verdadeiro teste desta resposta social pioneira que quisemos desenvolver em Portugal – a Entre Sonhos.

A 20 de agosto de 2016, na aldeia de Malta, na Guarda, Maria de Lurdes, de 83 anos, residente num Centro de Solidariedade Social, concretizou o seu sonho: regressar à terra dos seus familiares, comer o arroz doce de que tanto gosta e oferecer as alianças ao sobrinho-neto no dia do seu casamento.
A Dona Maria de Lurdes saiu pelas 9h do lar onde reside, na expectativa de ir a uma consulta médica, sem imaginar que estava a iniciar a viagem para a realização do sonho que tantas vezes verbalizou. Meia hora depois, chegou à aldeia e ao sair da ambulância, foi recebida pelos familiares e amigos num mar de emoções. Nesse momento, percebeu que não se encontrava no local da consulta, mas sim no meio de muito amor, e longe de imaginar o que ainda estava por vir.

O que foi concebido em segredo foi sendo desvendado ao longo do dia – o reencontro familiar, o saborear do arroz doce, a preparação para a festa de casamento (roupa, acessórios, cabelo e maquilhagem) e o almoço em família. Preparada para a festa, realizou o seu sonho de entregar as alianças ao sobrinho-neto. Foi um momento único, inesquecível e indescritível. Como se as palavras não conseguissem traduzir o que estava a viver. O dia terminou com a ida da Dona Maria de Lurdes ao local onde estava a ocorrer a festa de casamento, para uma despedida memorável e emocionantemente mágica, com o posterior regresso ao lar, de alma cheia.

Na Entre Idades, não queremos apenas fazer, mas sim fazer bem. É por este motivo que medimos o impacto de tudo o que fazemos e esta Realização de Sonho não foi exceção. Na medição do impacto social desta atividade, considerou-se todos os intervenientes e diferentes formas de resposta (questionários, relatos), tendo-se atingido o patamar mais alto da escala de avaliação de impacto social (“Alto Impacto Social” – valores entre 80,06 e 100%), significando que se conseguiu a promoção das duas dimensões principais do âmbito da nossa ação: Qualidade de Vida e Bem-estar. Isto foi também corroborado por testemunhos como: “Foi muito emocionante…”, “…sonho muito importante…” e “Vieram-me as lágrimas aos olhos. Que dia mais lindo com uma senhora tão feliz!”.

Na avaliação clínica pré e pós sonho à Sr.ª D. Maria de Lurdes, verificou-se um impacto positivo a nível do bem-estar subjetivo e psicológico, bem como em dimensões específicas da qualidade de vida, nomeadamente, psicológica (promoção de sentimentos positivos), defesa dos direitos (confidencialidade e respeito da intimidade e respeito no trato recebido) e determinação (o sonho traduziu-se numa vontade própria que foi escutada e concretizada).
Mais uma vez, a participação de inúmeros apoiantes foi fundamental para a Realização deste Sonho.

Dois anos depois, voltamos a agradecer à D. Maria de Lurdes por nos ter deixado participar neste dia tão especial e a todos os que acreditaram neste projeto, por terem sonhado connosco.

Conhece alguém com mais de 65 anos, com um sonho por realizar? Contacte-nos, a realização de sonhos é gratuita e o impacto da mesma será certamente muito positivo e gratificante, também para si.