No passado dia 2 de agosto, decorreu a Ação de Informação e Sensibilização (AIS) com o tema “Emoções no dia-a-dia”, destinada a pessoas idosas e familiares, realizada no espaço de Centro de Dia d’A voz do Operário. Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
A AIS contou com a presença de 10 participantes, 7 mulheres e 3 homens, com uma média de idades de 81 anos, tendo o participante mais novo 46 anos e o participante com mais idade, 92 anos, e residentes nas freguesias de S. Vicente, Penha de França e Santa Maria Maior.
Iniciou-se a atividade com a receção dos participantes e a autoapresentação. Este momento foi particularmente enriquecedor. Cada participante foi convidado a partilhar o seu nome, a sua idade e um acontecimento positivo pessoal, ocorrido em qualquer momento da sua vida, mas que de alguma forma fosse significativo para ele de forma positiva, despertando em si boas sensações. Foi uma atividade que convidou à partilha num ambiente de bem-estar e descontração no grupo. Na solicitação de um acontecimento que invocasse boas emoções, a tendência imediata foi de mencionar situações e emoções de desconforto, “(…) eu ontem caí (…)”, “(…) tive que ir ao médico (…)”. Esta foi uma oportunidade para aludir a uma tendência que existe das pessoas mais facilmente recorrerem à referência do negativo em vez de ir procurar o bom, o agradável. Este momento revelou-se bastante importante no desenvolvimento da AIS, pois contextualizou a ação, e sentiu-se um envolvimento das pessoas em algo que lhes fez sentido.
Os participantes referiram momentos simples mas de grande significado, com a manifestação de alguma emoção, expressando conforto, bem-estar e satisfação. Expressões como “tenho muita sorte, tenho dois filhos que gosto muito, e eles cuidam de mim (…)”, “(…) sempre que aqui venho e estou com os meus amigos (…)”.
A mediação do dinamizador na transposição de uma verbalização assente na emoção negativa para a emoção positiva foi fundamental. O feedback registado foi indicador da compreensão dos participantes da proposta que lhes foi feita em termos do pretendido naquela ação e do seu envolvimento na mesma. Verificou-se de forma clara no acontecimento referido e emoções associadas: “(…) quando o meu filho está comigo (…) queria que o meu filho estivesse mais vezes comigo, (…) mas sei que ele gosta de mim e eu estarei sempre cá para ele”.
Em termos de alinhamento de conteúdos, foram explorados os seguintes temas: quais são as emoções, que emoções existem ao longo da vida e que estratégias podem ser utilizadas no dia-a-dia para gerir as emoções.
Aplicou-se uma atividade abordando os conceitos acima mencionados. Consistiu na identificação de acontecimentos pessoais com uma emoção previamente dada. A dinâmica implicou a divisão do grupo em subgrupos de três/duas pessoas (4 grupos), a seleção aleatória dos elementos de cada grupo por cores, em que cada cor correspondeu a um grupo e a uma emoção diferente: Alegria, Confiança, Esperança e Felicidade. Em grupo, os participantes trocaram experiências, acontecimentos e ideias relacionadas com essa emoção. No final, cada grupo partilhou com os elementos dos outros grupos, a ideia geral ou acontecimento que representava a emoção que lhes tinha sido atribuída. Foi uma atividade desafiante, mas muito gratificante. Houve uma adesão muito positiva, em que se pôde observar que os participantes interagiram entre eles, se divertiram, e foram capazes de cumprir com sucesso o pedido. Revelaram ter um grande sentido de grupo, partilha e respeito entre eles.
De seguida, integrou-se a atividade desenvolvida com a importância e papel das emoções (para que é que servem as emoções). Contextualizando com as necessidades e contexto geral dos participantes referiu-se a importância das emoções ao nível das relações, interações, fator motivacional e a respetiva realização de tarefas e atividades, o conviver, e também na importância como fator de alerta para situações em que a pessoa pode precisar de partilhar e falar com alguém mais especializada.
Terminou-se com a identificação de algumas estratégias, para serem utilizadas na gestão de emoções verificadas nos acontecimentos do dia-a-dia. Para tal aproveitou-se os relatos registados nas atividades desenvolvidas e fez-se a ponte com a utilização das estratégias apresentadas.
Ao longo da sessão, adotou-se uma metodologia expositiva, exploratória e ativa. No sentido de perceber como tinha sido aceite e integrada a informação passada durante a sessão, foi realizada uma conversa e discussão sobre os diferentes tópicos, qual a pertinência do tema e que importância teve para eles falar sobre as emoções. O feedback foi muito positivo, tendo sido referido que é sempre importante falar sobre a emoções e que o deviam fazer mais vezes, citando “(…) para a próxima vez que acontecer alguma coisa, vamo-nos lembrar do que foi aqui dito e dizer – lembras-te do que falamos naquele dia?”
No fim das AIS aplicou-se a Avaliação de Impacto Social e do Grau de Satisfação. Ficamos deveras realizados com os resultados atingidos. A avaliação do Impacto Social da sessão devolveu o valor médio de 100% (escala entre 0 e 100%) correspondente ao mais alto patamar da escala – Alto Impacto Social; e quanto à aferição do Grau de Satisfação Global, obteve-se a pontuação de 5 (escala de 0 a 5), o que revelou um elevado Grau de Satisfação dos participantes.
A confirmar os resultados acima descritos pode-se referir comentários partilhados no final da sessão por alguns participantes, como por exemplo “Venham cá mais vezes (…)”.
No geral, a temática principal desta AIS – Emoções no dia-a-dia, revelou ser importante e fazer sentido para os vários participantes que estiveram presentes e se mantiveram atentos e participativos, apesar de ser uma altura do ano mais convidativa a outro tipo de atividades mais lúdicas e de cariz externo.
Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Muito gratos a todos os envolvidos. 🙂 😉