Um Dia de Sonho – Visita ao Centro de Produção do Pego

um-dia-de-sonho

No ano de 2018 pudemos proporcionar a 41 idosos Um Dia de Sonho e, como ainda estamos em época de fecho do ano anterior, partilhamos convosco o último Um Dia de Sonho de 2018 – uma Visita ao Centro de Produção do Pego.

Após meses de  expectativa, esta visita aconteceu no dia 17 de dezembro 2018, entre as 08h30 e as 18h30, no concelho de Abrantes. Tratou-se de uma atividade intergeracional, com as pessoas idosas da freguesia de Carnide e as crianças/jovens da Ludoteca da Adroana. Todos fizeram deste dia uma aventura de magia, alegria, sorrisos e muitos afetos.

 

Como foi então o dia?

Chegados ao ponto de encontro combinado, os participantes convidados pela Junta de Freguesia de Carnide, foram entrando no autocarro que já os aguardava, dando início à grande aventura que começava a ser vivida. Houve abraços, cumprimentos, apresentações e dado os sorrisos que se podiam observar, antecipava-se um dia de muita alegria.

Saiu-se de Lisboa por volta das 08h45, rumo ao Concelho de Cascais para o encontro com as crianças e jovens da Ludoteca da Adroana. Durante o caminho, escutavam-se as últimas da vida de cada um, relatos de quem já não se via há algum tempo, brincadeiras entre participantes, com algumas gargalhadas e muito boa disposição.

Chegados à Adroana, as portas do autocarro abriram e com as crianças que entraram, veio uma nova lufada de alegria, gritos de contentamento e corridas em direção aos que seriam os melhores lugares. Autocarro cheio, participantes sentados, recomeçou-se a viagem rumo a Abrantes, mais precisamente à Fábrica de Produção de Eletricidade do Pego. Houve tempo, por volta das 10h20, para uma pequena paragem junto à estação de serviço de Santarém, para idas à casa de banho, cafés ou petiscos que reenergizassem o corpo. Afinal, o dia seria longo e muito ativo.

A viagem foi de muita animação, as crianças cantavam em coro, faziam jogos, contavam histórias, arrancando muito sorrisos aos participantes menos jovens.  Nesta viagem, o entrosamento entre as duas gerações foi de tal forma positivo, que cada um passou a sentir-se parte integrante de um único grupo. Naquele momento estavam todos juntos com o mesmo objetivo, o de terem um dia memorável.

Por volta das 11h40 chegou-se à Fábrica de Produção do Pego, onde se encontrava à espera do grupo, um lanche revigorante. O grupo foi encaminhado para a sala formações, onde cada participante recebeu um capacete e tampões para os ouvidos, de modo a preservar a segurança e integridade física de cada um.  Foram ainda fornecidas informações sobre o funcionamento da fábrica, bem como sobre as várias fases e mecanismo de produção de eletricidade. Foi com muito gosto que pudemos contemplar os olhares e sorrisos curiosos dos participantes e a pertinência das questões levantadas. Todos, petizes e adultos absorviam a informação dada com genuína satisfação, por mais uma oportunidade de aprendizagem.

Após a sessão de esclarecimentos, deu-se início a visita à fábrica, tendo os participantes sido integrados em subgrupos compostos por faixas etárias entre os 07 aos 80 anos. Os mais crescidos abraçaram carinhosamente a missão de cuidarem dos mais pequeninos e, juntos, de capacete na cabeça, de mãos dadas ou não, percorreram vários dos departamentos da unidade fabril, seguindo o guia que ia fornecendo informações sobre o que o que se ia vendo.

Para cada grupo, a visita à fábrica foi um momento de partilha de conhecimento, de expectativas, em que todos se responsabilizaram pelo Bem-estar de todos. Assim, cada subgrupo se manteve unido e os seus elementos presentes do início ao fim.

Após a visita, os participantes foram almoçar. Cerca de 50 pessoas juntaram-se à volta da mesa conversando sobre o dia que se estava a viver, histórias de vidas, opiniões … a confiança estabelecida fora de tal ordem, que muitos dos que ali estavam abriram uma pequena janela sobre a sua vida.

Após o almoço, fomos informados pela gestão da Trust Energy que haveria mais uma surpresa. Assim, regressar ao autocarro rumo à Adroana e a Lisboa, a fábrica da produção do Pego ofereceu uma excursão às instalações exteriores do recinto, acompanhada de informações verbais sobre o que se ia vendo. O dia já tinha sido de grande riqueza, mas este último momento foi a apoteose da magia vivida. Viram-se torres com colunas de vapor com cerca de 250 metros de altura e 30 de diâmetro. Foi estonteante a grandeza daquela unidade fabril.

A visita terminou com a entrega, a cada participante, de um conjunto de brindes (t-shirt, canetas, lápis e pequenos livros informativos sobre as fábricas de produção, quer a carvão quer a gás natural).

 

O que nos mostram os números?

Para esta atividade inscreveram-se 23 participantes, fregueses da Junta de Freguesia de Carnide e respetivos acompanhantes (Dr. Costa e Sr. Paulo Reis) e 25 crianças da Ludoteca da Adroana, acompanhadas por 4 adultos.

Esta atividade só foi possível com o apoio inestimável da Trust Energy, nas pessoas de Dr. Sofia Mendes e Dr.ª Carla Silva que organizaram a visita, bem como as várias logísticas que lhe foram inerentes (transporte, lanche, almoço e brindes).

 

 E o Impacto Social?

Apurou-se o impacto social em todos os intervenientes neste “Um Dia de Sonho” (utentes, parceiros, apoiantes e voluntários), chegando-se a um valor superior a 80 % (numa escala de 0 a 100) o que se traduz no patamar mais alto da escala de avaliação de impacto social – Alto Impacto Social. No que que concerne o Grau de Satisfação de todos os envolvidos, obteve-se uma média de 4.8 em 5 traduzindo-se num elevado Grau de Satisfação.

Este resultado numérico está em paralelo com testemunhos dos utentes como: Só tenho uma sugestão a fazer… façam outra visita para nós; Ai menina… gostei tanto do dia de hoje, Estas crianças são fantásticas… são tao educadinhas, Muito Obrigada por este dia.

 

Está tudo dito.

Venha sonhar connosco.

 

 

A aventura chegou ao fim, mas poderá consultar alguns dos melhores momentos nas nossas redes sociais, nomeadamente em https://www.facebook.com/entreidades.