No passado dia 14 de fevereiro, ocorreu a Ação de Informação e Sensibilização (AIS) com o tema “Prevenir Problemas Respiratórios”, destinada a pessoas idosas e realizada no Convívio da Misericórdia. Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Na AIS estiveram presentes 18 participantes, 16 senhoras e 2 senhores, com uma média de idades de 74 anos, com idades compreendidas entre os 61 e os 89 anos, todos residentes na freguesia da Misericórdia.
Ao longo da sessão, através de uma modalidade expositiva e, simultaneamente, prática – realização de exercícios preventivos, foram desenvolvidos os conteúdos programáticos:
- O que são os problemas respiratórios?
- Como reconhecer os problemas respiratórios?
- Como a Fisioterapia pode ajudar?
- Prevenir complicações respiratórias no dia a dia.
Os participantes mostraram bastante interesse pela temática, identificando-se com inúmeros sinais e sintomas apresentados, o que proporcionou uma partilha de experiências, muito enriquecedora entre o grupo e mediada pela Fisioterapeuta Margarida Silva.
Através desta partilha, foi possível à técnica da Entre Idades, elucidar os sinais que cada um de nós deve valorizar e aconselhar relativamente ao quando deve haver o encaminhamento para o profissional de saúde, por forma a serem analisados dentro da história pessoal e clínica.
Também numa vertente preventiva, foi desenvolvido por todo o grupo, diversos exercícios que procuram promover o aumento da capacidade respiratória e prevenir complicações do foro respiratório no dia a dia. Após a demonstração inicial e, em sintonia, o coletivo completou a frase iniciada pela Fisioterapeuta Margarida “A maneira mais benéfica de respirar é o ar entrar pelo nariz (…) e sair pela bola”, executando-a de forma coordenada e empenhada. A partir deste mote, seguiram-se exercícios de controlo e fortalecimento da respiração, nas fases de inspiração como de expiração.
No fim da AIS, aplicou-se a Avaliação de Impacto Social e do Grau de Satisfação. Os resultados atingidos espelharam o entusiasmo e empenho de todos os participantes. A avaliação do Impacto Social da sessão devolveu o valor médio de 100% (escala entre 0 e 100%) correspondente ao mais alto patamar da escala – Alto Impacto Social; e quanto à aferição do Grau de Satisfação Global, obteve-se a pontuação de 5 (escala de 0 a 5), o que revelou um elevado Grau de Satisfação dos participantes.
Em suma, observou-se uma adesão muito significativa das pessoas idosas, decorrente da própria familiaridade com as complicações respiratórias vividas no dia a dia. Neste sentido, ganhou mais importância a referenciação dos sinais de alerta, das dificuldades e as estratégias a ter em conta no quotidiano que foram partilhadas de forma descomplicada pela Fisioterapeuta Margarida e validadas pelo grupo.
Deixamos um especial agradecimento à Junta de Freguesia da Misericórdia por nos receber tão bem.
Esta atividade foi concretizada no âmbito do Projeto Lxiis+ – Projeto mais Lisboa, mais idade, mais informação e mais saúde, um projeto Entre Idades e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.