Demência e Luto são Ações de Informação e Sensibilização realizadas pela Entre Idades nos dias 12 de março e 02 de abril de 2024, entre as 14h30 e as 15h00, nas instalações da ANJAF, bem como, com o apoio do Prémios Caixa Social 2023, da Caixa Geral de Depósitos, S.A, cujos títulos foram, respettivamente, “Demência: Comunicação e Estratégias de Coping para lidar com a pessoa com Demência” e “ Luto: Como (Con)Viver?”.
Demência: Comunicação e Estratégias de Coping para lidar com a pessoa com Demência
Segundo a definição do SNS, a Demência é o “conjunto de sintomas que correspondem a um declínio contínuo e geralmente progressivo das funções nervosas superiores. Essas incluem, por exemplo, perda de memória. diminuição da agilidade mental, bem como, diminuição das funções executivas” (https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-mental/demencia/).
Na AIS “Demência: Comunicação e Estratégias de Coping para lidar com a pessoa com Demência” estiveram presentes 8 cuidadoras formais e 2 técnicas de intervenção. Abordou-se os seguintes subtemas:
- O que são Demências
- Sintomas comuns associados às Demência
- Alterações Físicas e Psicomotoras
- Alterações Psicoemocionais
- Alterações Cognitivas
- Alterações Sociais
- Como comunicar eficazmente com Pessoas com Demência?
- Como apoiar a Pessoa com Demência nas Atividades Diárias
- Estratégias de coping para cuidadores
Para além disso, AIS teve ainda uma componente prática, pautada pela partilha de experiências com utentes com Demência, em contexto profissional. Enfatizou-se sobretudo os desafios vividos e estratégias adotadas. Realizou-se um role play, onde as participantes simularam uma situação de prestação de cuidados a uma pessoa com Demência, seguido de discussão de ideias.
Dada a importância que a Entre Idades atribui à Avaliação de Impacto (AI), numa ótica de melhoria contínua, aplicou um questionário de avaliação. Nos parâmetros associados a promoção de Literacia em Saúde e Capacitação, a AIS obteve um impacto médio de 4.5 (escala de 0 a 5). Alcançou-se assim, um impacto social alto.
Luto: Como (Con)Viver?
Segundo a OPP, o luto é uma reação natural à perda. É um processo que tem como objetivo adaptarmo-nos a uma nova realidade, encontrando formas de lidar com o que aconteceu e, por conseguinte, recuperar emocionalmente. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/factsheet_luto.pdf
Assim, realizou-se-se a AIS “Luto: Como (Con)Viver?”, na qual estiveram, presentes 6 cuidadoras formais, 2 utentes e 2 técnicas de intervenção. Abordou-se os seguintes subtemas:
- O que é o Luto
- Descrever pensamentos e emoções associadas ao processo de Luto
- Compreender o caráter individualizado e multidimensional do Luto
- Conhecer e compreender as várias etapas do processo de Luto
- Descobrir mecanismo próprios de adaptação e superação do Luto
Para além disso, a AIS teve ainda uma componente de partilha de experiências pessoais e profissionais. Destacou-se a questão do luto patológico e possíveis efeitos na Qualidade de Vida e Bem-Estar da pessoa que o vive. De ressalvar a generosidade do grupo na partilha das suas vivências e emoções associadas a processos de luto. Verificou-se uma forte entreajuda, entre as participantes, através de partilha de estratégias de coping colocadas em prática.
Além disso, realizou-se uma atividade de grupo, constuindo o Grupa A e Grupo B. Enquanto o grupo A permanecia sentado e de olhos fechados, o Grupo B circulava pela sala. Cada um dos seus elementos dava um abraço, toque e/ou beijo a um elemento do Grupo A. Na segunda parte, houve troca de papéis seguindo-se um momento de partilha de sentimentos face ao vivido na atividade de grupo. Ressalvou-se a importância dos afetos ao longo da vida, assim como, da construção de relações positivas, para um envelhecimento mais feliz e saudável.
Por fim, realizou-se novamente Avaliação de Impacto (AI), para a qual aplicou-se um questionário de avaliação. Nos parâmetros associados a promoção de Literacia em Saúde e Capacitação, a AIS obteve um impacto médio de 4.8, correspondendo a um impacto alto. Obteve-se ainda um grau de satisfação médio de 5 (numa escala de 0 a 5), correspondendo a um elevado grau de satisfação.