Este mês, já celebrámos o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial da Atividade Física. E porque se tratam de duas das temáticas mais importantes para a Entre Idades, partilhamos convosco alguns dos benefícios psicológicos e emocionais da atividade física, seja qual for a idade ou a intensidade do exercício que o nosso corpo permite.
Com o envelhecimento, é natural que surjam algumas alterações no nosso corpo, mas também alterações psicológicas, emocionais e sociais. Estas alterações estão associadas à forma como cada um vê e vive o seu próprio envelhecimento e se adapta a este processo, mas também às várias mudanças nas relações familiares e sociais (como, por exemplo, a saída dos filhos de casa ou o nascimento de netos, a entrada para a reforma), que nos obrigam a uma constante adaptação.
De modo a melhorar a capacidade para lidar com os desafios inerentes ao envelhecimento, bem como a Qualidade de Vida e o Bem-Estar, é fundamental colocar em prática estratégias positivas. Destas estratégias fazem parte, por exemplo, hábitos de vida saudável, como alimentação, atividades de lazer e/ou atividade física.
À medida que vamos envelhecendo, podemos tender a querer viver plenamente e agarrar o tempo ao segundo. Desta tendência, advém a necessidade de nos movermos, para abraçarmos a vida e nos sentirmos melhor, física e psicologicamente.
A atividade física é fundamental no nosso desenvolvimento cognitivo à medida que envelhecemos, pelas seguintes razões:
1. é um agente fundamental na irrigação sanguínea do cérebro, mesmo nos vasos mais finos, desencadeando assim um maior rendimento cognitivo, nomeadamente da memória. Deste modo, a prática frequente e rotineira de exercício físico pode fazer com que as causas que estão na origem do envelhecimento das funções cognitivas, surjam de forma mais lenta e tardia, prevenindo ou retardando o surgimento de doenças neurodegenerativas;
2. melhora o padrão de sono. À medida que envelhecemos, o nosso sono altera-se, aumentando a probabilidade de ocorrência de insónias. A prática de exercício físico melhora o sono, tornando-o mais profundo e mais reparador, levando a que acordemos com mais energia.
A atividade física atua também no nosso Bem-Estar emocional e na nossa integração social, pois:
– diminui os índices de stress e age preventivamente contra a ansiedade e a depressão;
-aumenta a probabilidade de conhecermos outras pessoas;
-aumenta a autoestima, pois com a prática de exercício físico regular podemos sentir-nos mais satisfeitos com a nossa imagem física, fator muito importante, independentemente da nossa idade. Sentirmo-nos bem com o nosso corpo é fundamental para nos sentirmos bem com a vida e com as pessoas quem nos cruzamos;
-promove uma diminuição do cansaço e um aumento da motivação para as atividades do dia a dia;
-aumenta a consciência corporal, pelo que ficamos mais aptos a reconhecer os vários sinais do nosso organismo.
Os profissionais que se dedicam a estudar os efeitos do exercício físico no envelhecimento, sugerem a prática de 30 minutos de uma atividade física moderada, de preferência em grupo e no mínimo, três dias por semana. A intensidade vai depender da condição física e da mobilidade de cada um. Entre as alternativas de atividade física pode optar por:
– fazer exercícios que aumentem a sua resistência, como caminhar, pedalar ou nadar;
– fazer exercícios que aumentem a sua força, como levantar pesos externos adequados à sua condição física ou usar o seu próprio corpo, e agachamentos;
-fazer exercícios que aumentem a sua flexibilidade, como por exemplo com pescoço, braços e pernas, ou yoga;
-fazer exercícios de equilíbrio, tais colocar-se sobre um pé ou na ponta dos pés;
– tirar vantagem das atividades diárias como limpar e arrumar a casa, jardinar, subir as escadas do prédio em vez do elevador, entre tantas outras, dentro das suas possibilidades físicas.
Concluindo, a atividade física ajuda o nosso cérebro a produzir substâncias químicas que aumentam os sentimentos de alegria, satisfação e felicidade. Assim, entre nesta Primavera com exercício moderado e sorria 🙂
Já sabe, se tiver alguma dúvida ou precisar de alguma opinião sobre a melhor solução para se manter ativo, fale connosco!