No passado dia 24 de outubro, entre as 18:30h e as 20:00h, ocorreu a Ação de Informação e Sensibilização (AIS) com o tema “A música como contributo para o Bem-estar da pessoa idosa”, destinada a técnicos e população em geral, realizada na Casa dos Direitos Sociais. Esta AIS teve a participação de 10 elementos, técnicos, cuidadores formais, voluntários e uma pessoa idosa.
Nesta ação foi abordada a importância da música no Bem-estar da pessoa idosa e fornecidas algumas ferramentas práticas de como este recurso pode ser aplicado. Os objetivos gerais da ação foram:
- Conhecer os benefícios da música para as pessoas idosas
- Aumentar a oferta de atividades de ocupação/intervenção, nomeadamente as que envolvam a música
- Alertar para os cuidados a ter na dinamização de uma atividade que envolva música
Iniciou-se com uma breve apresentação de todos os presentes e da Entre Idades. Percebeu-se com este momento que existiam pessoas com diferentes tipos de relação com as pessoas idosas e pessoas pertencentes a diversas instituições de apoio às pessoas idosas.
De seguida, foi dinamizada uma atividade que envolveu a escuta de um conjunto de sons e músicas. No final da escuta, os participantes verbalizaram diversos sentimentos, emoções e memórias, que experimentaram, desde coisas positivas até coisas menos positivas. Esta atividade foi importante na medida em que os participantes conseguiram experimentar o impacto que um som pode ter, quer seja para promover uma memória positiva, quer negativa. Foram ouvidas expressões como “esse som deixou-me desconcertada”, “não senti nada” ou “senti várias coisas nos vários sons que ouvi”.
Logo depois, seguiu-se uma exposição teórica com conteúdos como: a música como um elemento importante na relação com a pessoa idosa; benefícios físicos, psicomotores, cognitivos, psicoemocionais e sociais da aplicação da música na pessoa idosa; estratégias do uso do recurso música na relação com o outro, para promoção do Bem-estar da pessoa idosa.
Por fim, e por forma a explorar os conteúdos teóricos, foi dada a oportunidade aos elementos que realizassem atividades práticas que simularam exemplos de dinâmicas a usar nos seus locais de trabalho. Através da produção de sons com o próprio corpo ou objetos existentes na sala, foi simulado o trabalhar de uma “máquina”, foi cantado o “malhão” também com sons produzidos por cada um.
Como é hábito nas atividades da Entre Idades, foi aferido o valor do impacto social. As respostas aos questionários revelaram bons resultados. A avaliação do Impacto Social da sessão devolveu o valor de 100% (escala entre 0 e 100%) correspondente ao mais alto patamar da escala – Alto Impacto Social; e quanto à aferição do Grau de Satisfação Global, obteve-se a pontuação de 5 (escala de 0 a 5), o que revelou um elevado Grau de Satisfação dos participantes.
Estes valores estão em linhas com as observações positivas que os participantes foram apresentando. Para além disso, os participantes proativamente sugeriram que se realizassem novas AIS.
Em suma, a música é algo que faz parte do nosso dia-a-dia e remete-nos para memórias de pessoas, momentos e eventos de vida. Por este motivo, pode constituir-se como instrumento importante na realização de atividades ou na intervenção com pessoas idosas. Contudo, saber usar este recurso é muito importante pois pode provocar momentos de stress e não apenas de bem-estar.